Omissão, sonegação, submissão, deformação, saturação, neutralização e redução são conseqüências do processo de edição que, embora “naturais”, invertem a vocação expressa do jornalismo: a missão de informar. (SERVA:2001)
Diariamente o campo jornalístico é colocado à prova dos vereditos do mercado, através das sanções dos patrocinadores intrinsecamente relacionado ao índice de audiência: o que importa é se a informação vende bem. A notícia é como é por passar por um processo de valorização econômica que a transforma cada vez mais em um produto para ser consumido pelo mercado capitalista.Nesse emaranhado de acordos financeiros, como fica então o telespectador, ouvinte, cidadão comum se é através dos meios de comunicação que procuram se informar? Quantas notícias deixam de ser divulgadas e outras distorcidas para garantir a integridade do “cliente” e cumprir o tempo estabelecido para o noticiário, que é rateado com a publicidade, esta com maior espaço. Com certeza, estamos todos desinformados ou mal informados sendo paradoxal o papel do jornalismo.
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